top of page
Buscar

Como a prototipagem colabora para o sucesso de uma ideia?

O presente século é marcado pelos constantes avanços tecnológicos. Tal afirmação recebe maior relevância quando a vida humana, a largos passos, tem sido ressignificada devido à forte presença de tecnologia nas mais diversas áreas do cotidiano. Dificilmente, em uma região urbana, encontra-se algum indivíduo que nunca tenha tido acesso a algum dos benefícios desse acelerado desenvolvimento, afinal, a energia elétrica, os aparelhos celulares e tantas outras tecnologias foram popularizadas nos últimos anos.


Esta proximidade ao tecnológico induz muitos a simplificar ou ignorar o tremendo esforço aplicado em uma determinada ideia para que ela venha a se tornar tal como está. É precisamente diante desse triste fato que vale a pena compreender uma importante etapa que compõe o processo de como uma grande ideia sai do intelecto humano e é materializada, a saber, a prototipagem.


A realidade é que qualquer uma das grandes descobertas da atualidade demandou tempo e dedicação de seus idealizadores. Assim, ao serem submetidas a um longo processo de testes e refinação, lidando com imperfeições, frustrações e superações, foi possível obter as versões atuais, aceitáveis ou extremamente próximas ao ideal.


É exatamente a esta prática, na qual o planejado se torna real e aceitável, que chamamos prototipagem, a qual possui extrema relevância no contexto de uma empresa, seja ela júnior, como a Dipolum Consultoria, ou sênior. Pode-se dizer que é nela em que se faz uma versão inicial de algo que se deseja produzir, a fim de submetê-la a diversas avaliações, de modo que todas as dúvidas sejam sanadas ou a ideia inicial seja aprimorada.


Verdadeiramente, executar uma ideia inovadora sem que antes haja um estágio de prototipagem não é seguro. Pode-se afirmar que o sucesso de alguma ideia é diretamente proporcional ao quanto se é investido em planejamento. Afinal, quanto mais cedo forem descobertas as chances de falha, mau funcionamento ou até insatisfação de usuários, melhor será o resultado do produto final e menor as perdas advindas dos riscos citados.


Adentrando ainda mais na área dos benefícios provenientes da prototipagem, pode-se citar a diminuição do valor de investimento, pois este é possível que os materiais e recursos primeiramente listados não sejam o mais eficiente e, portanto, devem ser substituídos ou melhorados.


Diante desses fatos, torna-se imprescindível a uma empresa madura e determinada a obter maiores rendimentos que busque encaixar a prototipagem em tudo o que for possível, a fim de que sejam reduzidos gastos desnecessários e seja oferecido sempre o melhor.


Texto escrito por Diogo Melo

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Produtos e Serviços personalizados

O objetivo desse artigo é possibilitar um maior entendimento dos produtos da Dipolum Consultoria e permitir que o leitor entenda o que são, e o que, nós, enquanto empresa, queremos dizer, quando nos r

Quem pode investir em tecnologia?

A sociedade utiliza e beneficia-se da tecnologia, produto da ciência e engenharia, de maneira intrínseca para resolver problemas do mundo real. Com o crescimento exponencial da tecnologia e a vontade

Inove em acessibilidade com automação

A Acessibilidade tem como finalidade tornar a vida das pessoas com deficiência e em condições especiais mais prática e confortável, de modo que elas usufruam dos espaços e das relações sociais com seg

bottom of page